castração

A castração

abril 22, 2015 3:13 pm Publicado por Deixe um comentário

Muito se diz que a castração é a solução de vários problemas que os cães podem ter. Dentre os problemas físicos estão: diminuição das chances de câncer de próstata ou de mama, eliminação das chances de piometra/mucometra, além é claro de evitar as crias indesejadas.
Para os problemas comportamentais a castração pode tornar o cão menos agressivo, além da diminuição da marcação de território 9no caso dos machos).
Porém algumas observações devem ser feitas:
1) Se o macho já tem o costume da marcação de território, a castração não eliminará o problema.
2) Há alguns casos em que fêmeas castradas muito jovens não crescem muito.
3) Há estudo em que fêmeas castradas em determinada época (logo após a fase estro) ficam mais agressivas. Isso se já graças a diminuição brusca de um hormônio chamado progesterona. Quando a fêmea acaba seu ciclo (fase estro) ela ainda tem em seu corpo uma quantidade elevada desse hormônio. Com o passar do tempo esse hormônio tende a diminuir e não costuma causar grandes problemas (é um processo natural). Porém se a fêmea é castrada quando ainda tem em seu corpo uma grande quantidade desse hormônio, isso causa uma diminuição brusca do mesmo (pois não tem mais a produção desse hormônio). Como consequência algumas fêmeas podem apresentar agressividade maior.
Quando for castrar seu cão saiba que a castração deve ser feita em período certo, para evitar consequências indesejadas. Por isso sempre consulte m profissional qualificado.

Tag: , , , , , ,

Categorizados em:

Este artigo foi escrito porFausto Fernandes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *