carrapato

A doença do carrapato

abril 22, 2015 3:04 pm Publicado por Deixe um comentário

A doença do carrapato ou erliquisose canina é uma doença bacteriana transmitida através do carrapato marrom. Por ter sintomas muito semelhantes a outras doenças seu diagnóstico é complicado, por isso faz-se necessário que um médico veterinário faça esse diagnóstico através de exames comprobatórios.
O processo de transmissão ocorre da seguinte maneira: Um carrapato ingere sangue de um cão contaminado, adquirindo dessa forma a bactéria. Após determinado tempo esse mesmo carrapato se alimenta do sangue de um cão sadio, transmitindo a bactéria para esse cão.
A doença ocorre em três fases:
1. Fase aguda: O animal começa tendo febre, falta de apetite e uma tristeza Após três semanas o cão pode apresentar vômitos, sangramento e dificuldades respiratórias.
2. Fase sub clínica: O cão não mostra nenhum sintoma clinico, mas pode apresentar inchaço nas patas, perda de apetite, mucosas pálidas.
3. Fase Crônica: Os sintomas são percebidos mais facilmente. O cão fica com o abdômen sensível e dolorido, além de poder apresentar sangramentos, edemas, dentre outros sintomas, muito semelhantes aos da fase aguda.
A prevenção dessa doença (que se não for bem cuidada pode levar a morte do animal), é com medidas que dificultem o cão a ter carrapato, tais como uso de produtos no cão e no ambiente.
Além disso é importante estar sempre atento a qualquer alteração do estado do cão e na dúvida consultar um veterinário de confiança.

Fonte:http://tudosobrecachorros.com.br/2011/03/doenca-do-carrapato-erlichiose.html

Tag: , , , , , , , ,

Categorizados em:

Este artigo foi escrito porRicardo Assumpção

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *