cores que seu vão enxerga

Cores que seu cachorro enxerga

janeiro 16, 2017 8:10 pm Publicado por Deixe um comentário

Muitas vezes, ouvimos que os cães enxergam apenas em tons de cinza. Não sabemos, ao certo, como essa informação chegou ao nosso conhecimento. Mas, ao longo dos anos, foi uma verdade disseminada e muitas vezes aceita, especialmente entre os donos de cachorros.

A visão colorida é determinada pela existência de cones, ou seja, células presentes nos olhos que são sensíveis à luz. Os seres humanos, por exemplo tem três tipos de cones. Já os cães apresentam dois. A quantidade de cones, bem como a variedade, determina o quão grande é o espectro que podemos enxergar, pois cada tipo de cone reage a uma onda de luz diferente.

Com dois tipos de cones, os cães possuem um espectro luminoso mais limitado. Estudos feitos nos Estados Unidos ajudaram a determinar a variedade de cores que nossos melhores amigos enxergam. Em vez de ver o arco íris em sua totalidade, os cães vêem azul escuro, azul claro, cinza, amarelo claro, amarelo escuro (uma espécie de marrom) e cinza escuro. Em resumo, enxergam o mundo em amarelo, azul e cinza.

Brinquedos em tons de vermelho e alaranjado – talvez os que mais lotam as prateleiras de pet shops e supermercados – são percebidos como cinza escuro, acastanhado ou até preto. Será, então, que estamos escolhendo as cores certas para nosso cão? Se você coloca um brinquedo vermelho no gramado, por exemplo, e pede para ele ir atrás, pode ser que não tenha enxergado.

Uma dica interessante é estimular o olfato, muito mais desenvolvido do que em nós, humanos. Percebemos, aqui em nossa creche para cães, que brinquedos com estímulos olfativos, por exemplo, despertam muito mais interesse, tanto em reação imediata como em tempo de brincadeira. Portanto, se você mora em um apartamento e seu amigo fica sozinho por longos períodos, procure deixa-lo com objetos que estimulem não apenas o sentido da visão, mas também do olfato e – por que não? – da audição.

Um livro bacana que fala sobre sentidos e emoções caninas, pode ser achado em português e encontrado nas livrarias, se chama “Os Cães Sonham?”, de Stanley Coren. Nas próximas postagens falaremos mais sobre os sentidos e outras características físicas e comportamentais dos nossos melhores amigos.

Abraços,

Ricardo

Ossos do Ofício

11 9.4197-7799

Tag: , , , , , , , ,

Categorizados em:

Este artigo foi escrito porRicardo Assumpção

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *