Importância de Creche (Day Care) para cães

novembro 6, 2015 6:24 pm Publicado por Deixe um comentário

Temos observado, nas últimas cinco décadas, o avanço significativo da Etologia (ramo da ciência que estuda o comportamento de seres vivos) para as mais diversas espécies. Chama atenção especial o avanço no estudo do comportamento de animais domésticos, em especial cães e gatos.

Isso se deve, em grande parte, à alteração da função desses animais na sociedade. No caso específico dos cães, até meados do século passado, a maior parte se destinava à proteção de propriedades e trabalho, como pastoreio e caça, por exemplo. Desde então, tem crescido o número de animais para simples companhia. Reportagem da Revista Veja de 2015 atesta que, no Brasil, o número de animais de companhia já supera o de crianças.

O resultado dessa mudança social pode ser claramente percebido no perfil das raças, bem como sua adaptação às residências modernas. Soma-se a isso a própria alteração no modo de viver da sociedade humana: famílias menores – com poucos ou mesmo nenhum filho – e, como consequência, moradias com menos espaço. E os cães, num período muito curto em termos evolutivos, estão tendo de se adaptar à essa nova função social.

É claro, portanto, que tais mudanças sociais geram stress, tanto para seres humanos como cães. A falta de informação sobre fisiologia, comportamento e características gerais das raças aumentam ainda mais a tensão entre ambos, gerando problemas crônicos como abandono e eutanásia dos animais.

Vivemos, portanto, em uma sociedade interespécie. Uma sociedade em que os cães, animais de companhia, muitas vezes acabam por serem os únicos depositários de afeto das famílias modernas, famílias das quais fazem parte e, não raro, são tratados como reis e se comportam como tiranos.

Nesse sentido, o conhecimento correto dos mecanismos etológicos dos cães pode ajudar substancialmente para acelerar a adaptação dos nossos “melhores amigos” ao convívio humano. Além disso, o cão também é um animal social sendo, portanto, fundamental o convívio com semelhantes.

Creches ou “Pets’ Day Care”, onde os animais passam o dia, como numa escolinha para crianças, com profissionais qualificados e conhecedores de princípios da etologia canina, tem ganhado espaço e assim contribuindo para harmonizar a relação entre cães e tutores.

Cumprem uma importante função social, permitindo o convívio social dos cães com indivíduos da mesma espécie, adaptando-os ao stress da vida moderna e auxiliando-os a se comportarem de maneira aceitável para a comunidade. Pois um cão criando com humanos e outros cães formará forte vínculos sociais com ambos, desenvolvendo um comportamento saudável e adequado ao ambiente onde vive.

Tag: , , , , , ,

Categorizados em:

Este artigo foi escrito porRicardo Assumpção

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *