Filhote

Os primeiros meses dos cães

fevereiro 9, 2017 2:18 pm Publicado por Deixe um comentário

O primeiro ano de vida é fundamental para a formação física e emocional dos cachorros. É nesse período que desenvolvem habilidades individuais e sociais que os acompanharão por toda a vida.

No livro “Fundamentos do Comportamento Canino e Felino”, da editora MedVet, organizado por Ceres Berger Faraco e Guilherme Marques Soares (procurem nas livrarias, vale a pena ler!!!) há um artigo muito interessante chamado ‘Ontogenia Canina’, escrito por Gonçalo da Graça Pereira e Mauro Lantzman. O artigo destaca que “… as experiências ambientais e sociais até a puberdade (ao redor dos 6 aos 8 meses de idade) são essenciais para a caracterização do comportamento adulto do cão e para a qualidade do relacionamento com o ser humano – Scott & Fuller (1965)”.

Os autores citam quatro principais períodos de desenvolvimento dos cães. Abaixo um resumo:

  • Neonatal – 1ª e 2ª semanas de vida
  • Transição – 3ª semana
  • Socialização – 4ª à 10ª semana
  • Juvenil – 10ª semana até a puberdade

O relacionamento do cãozinho no período Neonatal é restrito à mãe. Os pequenos não tem capacidade para discriminar seus irmãos de ninhada, até porque seus sentidos estão num estágio inicial de desenvolvimento. Suas experiências tampouco são lembradas. Trata-se de um momento de total dependência da mãe, tal qual um bebê recém-nascido.

Na fase de Transição, com sentidos mais desenvolvidos, os cães começam a se relacionar com os irmãos. Por volta do 13º dia, abrem os olhos e surgem aí as primeiras brincadeiras de montar, lutar e rosnar. As vocalizações passam a ser mais frequentes. Assim como no período Neonatal, dormem a maior parte do tempo.

Na Socialização, o cão está em franco processo de crescimento físico e motor. Enxergam quase perfeitamente, os dentes de leite – pontiagudos – já se mostram prontos para abocanhar alimentos e surgem também as primeiras habilidades sociais. A mãe interrompe a produção de leite entre a 7ª e a 10ª semana e os filhotes se alimentam diretamente do comedouro.

O período Juvenil é quando os cãezinhos intensificam o relacionamento com a matilha e seres humanos. Se estiverem vacinados, é a fase perfeita para leva-los a parques, serem apresentados a crianças, outros adultos que não sejam os donos e cães externos à sua ninhada.

Recebemos, na nossa creche, muitos cães no período Juvenil. É impressionante como se adaptam rapidamente aos novos amigos e aprendem habilidades sociais, seja comandando a brincadeira – eles tem energia de sobra – seja observando e imitando os amigos “maiores” que, de certa forma, mostram os limites e direcionam seu comportamento.

Como cães são animais “sociais”, a correta introdução a uma matilha, conduzida por profissionais experientes, determina o comportamento mais calmo e seguro quando seu amigo chegar à idade adulta.

É isso aí, pessoal, até a próxima!

Abraços,

Ricardo – Ossos do Ofício – Creche e Hotel para Cães

11 9.4197-7799

 

Tag: , , , , , , , , , , ,

Categorizados em:

Este artigo foi escrito porRicardo Assumpção

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *