Creche e Hotel na Vila Mariana

A rapidez dos cães

junho 13, 2017 11:19 am Publicado por Deixe um comentário

A velocidade dos animais é fascinante. Ver um guepardo correndo, o mergulho no ar de um falcão peregrino ou mesmo a aerodinâmica do nado de um peixe espada nos remete à capacidade de superação do corpo humano. Quando criança, adorava analisar a corrida desses animais. Tentava imitá-los, correndo nos gramados da praça e simulando corridas imaginárias no asfalto da rua. Vez ou outra os superava, eles meus adversários. Admiráveis adversários!

No ar, um falcão peregrino alcança a incrível velocidade de 389 km/h, conforme cita Stanley Coren em seu livro “Os Cães Sonham”, Editora Paralela. Diz ainda que um agulhão-de-vela atinge 109 km/h no nado e um guepardo, o mais veloz animal terrestre, chega a 113 km/h quando perseguindo sua presa.

Apesar da rapidez, o guepardo consegue manter essa velocidade por pouco mais de duzentos metros. Um quarto de milha, cavalo mais veloz conhecido, atinge 76 km/h e aos oitocentos metros já perdeu o fôlego. O recorde de velocidade de um puro sangue foi estabelecido numa competição em Kentucky, quando percorreu a distância de 2,4 km a uma velocidade média de 61 km/h.

Os cães não ficam muito distantes. Resultante de cruzamentos com vistas a corridas de alta velocidade, o galgo inglês, cujo coração pode ir a 360 batidas por minuto, chega a 72 km/h nas seis primeiras passadas. Numa corrida de 100 metros rasos, cruzaria a linha de chegada em 5,33 segundos! Além de curtas distâncias, esse cão percorre onze quilômetros a uma velocidade média de 56 km/h. Marca muito superior à do melhor maratonista conhecido.

Ao avaliarmos as ultramaratonas caninas, cães de trenó são imbatíveis. Em condições climáticas extremas e puxando mais de cem quilos, registros apontam que esses impagáveis cachorros percorrem a distância de 112 km a uma velocidade média de 19 km/h. Incrível, não?!?!?!

Quem sabe, da próxima vez que passear com seu amigo na rua, você não se inspire e inicie alguma prática esportiva? Correr com seu cão, além de fazer bem para a saúde de ambos, estreita os laços e faz seu melhor amigo dormir mais tranquilo.

É isso pessoal! Abraços a todos

Ricardo – Ossos do Ofício – Creche e Hotel para Cães

11 9.4197-7799

Tag: , , , , , , ,

Categorizados em:

Este artigo foi escrito porRicardo Assumpção

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *