Até que ponto a raça pode ser determinante para o comportamento do cão?

dezembro 5, 2023 1:49 pm Published by Leave your thoughts

Pode-se dizer que um cão pertence a determinada raça quando apresenta características físicas e comportamentais, selecionadas ao longo dos séculos, para uma certa função: Um Border Collie (selecionado para pastorear ovelhas) irá pastorear; um Pastor Alemão (cuja função é original é a guarda) irá proteger sua casa; um Golden Retriever (selecionado para caçar) irá gostar de brincar de bolinha (quando o cão traz a bolinha ele estaria trazendo sua caça). Porém, um estudo publicado na revista cientifica americana Science nos mostra que o comportamento é algo muito mais complexo que simplesmente uma questão de raça, isto é, um cão de determinada raça não irá necessariamente se comportar de determinada maneira.

Nesse estudo, Kathleen Morrill, pesquisadora da Universidade de Massachusetts, e colaboradores, coletaram informações de mais de 18.000 donos de cães acerca dos comportamentos e relacionaram com as raças. Ao analisar esses cães, apenas 9% apresentaram comportamentos típicos da raça. Outros fatores como ambiente e linhagem (a família do cão) foram muito mais relevantes.

Os autores observaram alguns cães sem raça definida para confirmarem até que ponto os traços típicos da raça podem influenciar o comportamento. Para algumas características, como ter a iniciativa (por exemplo, o cão busca por atividades sem um comando prévio) foi verificado que cães cuja ascendência era Border Collie tinham melhor desempenho, confirmando certa influência da raça. Porém para outros traços como sociabilidade com humanos essa influência não foi confirmada (os que tinham traços de Labrador Retriever, raça conhecida por ser sociável, não eram necessariamente mais sociáveis).

Em sua conclusão os autores disseram que o comportamento dos cães é algo muito mais complexo e que traços genéticos típicos da raça não explicam essa complexidade. “Os comportamentos das raças modernas são poligênicos, além de serem influenciados pelo ambiente, o que faz os mesmos sofrerem muitas variações”. Por isso, quando forem escolher um cãozinho pela raça, é importante considerar que ele é um ser individual e terá características próprias.

Abraços,
Fausto

Fonte: Morrill et al., Ancestry-inclusive dog genomics challenges

popular Breed Stereotypes, Science 376, 475 (2022).

Tags: , , ,

Categorised in:

This post was written by Ricardo Assumpção

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *