cães sonham

Os cães sonham

março 20, 2017 10:57 am Publicado por Deixe um comentário

Você já deve ter observado seu cão gemer ou se mexer enquanto dorme. Estaria sonhando? Não há como não se comover com essa cena. De certo modo, pensar que nosso amigo sonha e com o que sonha (estamos nesse sonho???) nos aproxima ainda mais e gera empatia entre seres humanos e canídeos.

Na realidade, conforme relata Stanley Coren em seu livro “Os Cães Sonham?”, “… seria muito mais surpreendente se os cães não sonhassem, já que evidências recentes sugerem que animais muito mais simples e menos inteligentes que os cães sonham.”

os cães sonham

Em pesquisa realizada no MIT, pesquisadores observaram que o cérebro de ratos adormecidos funciona de tal modo que sugere que estão sonhando. No estudo, ao comparar os estímulos elétricos do hipocampo (área associada à memória), identificou-se padrões bastante específicos e semelhantes enquanto os ratos estavam acordados e dormindo.

Outro estudo, mais aprofundado, esse realizado com cães, mostra evidências de que eles realmente sonham. Durante o período em que estariam sonhando, pesquisadores desativaram a parte do cérebro que inibe a exteriorização de sonhos, uma área conhecida como “ponte”, no tronco encefálico. Como resultado, os cães começaram a se movimentar, mesmo estando profundamente adormecidos. Coren cita como exemplo desse estudo um cachorro da raça pointer, que começou a procurar uma caça e até apontar, durante o sonho.

Aqui na Ossos do Ofício, quando recebemos cães para hospedagem, fica fácil identificar quando estão sonhando. Normalmente, sua respiração se altera de um padrão regular para mais instável, e seus olhos começam a se mexer, num movimento de REM (Rapid Eyes Movement).

Stanley Coren cita ainda a diferença de padrões de sonhos entre cães grades e pequenos. Segundo ele, “Nem todos os cães tem a mesma quantidade de sonhos. Há muito tempo se sabe que os cães pequenos têm mais sonhos que os grandes. Um cãozinho como o poodle toy pode sonhar a cada dez minutos, enquanto um cão grande como o mastim ou o dogue alemão pode ter cerca de uma hora de intervalo entre um sonho e outro. A diferença é que os sonhos do cachorro grande duram mais tempo”.

É isso aí, pessoal. Até a próxima!

Abraços,

Ricardo A. Fernandes – Ossos do Ofício – Creche e Hotel para Cães

11 9.4197-7799

Tag: , , , , , , , , , , , , ,

Categorizados em:

Este artigo foi escrito porRicardo Assumpção

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *