A audição dos cães

A audição dos cães

janeiro 19, 2017 1:13 pm Publicado por Deixe um comentário

Por que alguns cães latem quando alguém toca a campainha de casa? A portaria do prédio interfona avisando que a pizza chegou e é aquela bagunça? Sim, nossos amigos caninos têm o ouvido muito mais desenvolvido que o nosso humano. Mas isso vale apenas para sons agudos.

Os cachorros de hoje são descendentes de lobos que, na natureza, dependiam – e dependem – da audição para caçar. Acostumados a ouvir guinchos de animais pequenos, os lobos identificam sua presa com uma habilidade e precisão que deixariam em pé as orelhas de qualquer solista de guitarra. O roçar das patas de  ratos e ratazanas na folhagem também produz sons agudos, ajudando a conseguir alimento. E, embora a evolução dos cães domésticos tenha tomado outro rumo, algumas características dos seus antepassados ainda prevalecem.

Comparando a audição dos cães com a nossa, pesquisas demonstram que os ouvidos humanos são, na verdade, mais sensíveis a sons de baixa frequência. Para intensidades entre 65 hertz (HZ) e 2 mil Hz, cães e humanos tem a mesma sensibilidade auditiva, conforme cita o livro “Os Cães Sonham?” , de Stanley Coren (pág. 30). Cachorros, por sua vez, são muito mais sensíveis a sons na faixa entre 3 mil e 12 mil Hz, sendo que alguns percebem sons com alcance de até 65 mil Hz.

Isso explica o motivo de cães se incomodarem com o barulho de campainhas mais estridentes e muitas ferramentas elétricas a motor, como furadeiras, por exemplo. Mal comparando, você se imagina passando trinta minutos ao lado de um avião de carreira com a turbina ligada? Agora imagine seu cão ao lado do aspirador de pó? Aqui na nossa creche para cães, identificamos que a matilha disparava toda vez que a campainha tocava. Trocamos a campainha por uma de som mais grave e baixo, o que reduziu bastante o número de latidos.

Uma dica bacana, especialmente nos finais de ano, quando rojões pipocam no céu, é fazer um rolinho com algodão e colocar no canal auditivo dos cachorros. Peça para algum veterinário lhe ensinar.  Tenho certeza de que seu cãozinho vai agradecer!

 

Abraços,

Ricardo

Ossos do Ofício – Creche e Hotel para Cães

11 9.4197-7799

Tag: , , , , , , , ,

Categorizados em:

Este artigo foi escrito porRicardo Assumpção

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *